segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Eclipse solar: significado e cuidados


A lua tem grande influencia sobre a terra e sobre nós, tanto física quanto emocional e mentalmente. Lunático, por exemplo, é um termino que tem origem na sabedoria popular, que sabe pela observação o quanto as pessoas podem se alterar emocionalmente sobre tudo na lua cheia.  

Acidentes, partos, surtos psicóticos, crimes aumentam durante a lua cheia e também as mares, a vegetação, o tempo muda com a lua. 

O eclipse solar ocorre na lua nova, quando a lua no seu movimento se encontra entre a terra e o sol.

Como é a lua que oculta o sol, que nos da a vida, luz, calor, pode nesta época haver falta de vitalidade, cansaço e manifestação de doenças que estavam ocultas. Por isso é um bom momento para cuidar da saúde. Como o sol também representa a luz da consciência, quando ele está oculto pela lua, pode faltar clareza de pensamento,  não sendo um bom período para tomar decisões.  

Na antiguidade se evitava ter filhos durante um eclipse, assim como gerá-los. Tenho observado que nos dias de eclipse as pessoas estão mais propensas a terem acidentes e conflitos, os quais devem ser evitados. Cuidado extra ao dirigir.

É recomendado não planejar nada importante a partir de meio mês antes de qualquer eclipse, assim como também não é bom momento para se iniciar projetos nem tomar grandes decisões. É especialmente importante observar nossos pensamentos e emoções, transformando a irritabilidade e a critica, a inquietude em alegria e compreensão. Neste tempo especialmente devemos nos concentrar no positivo. 

Os eclipses são de maneira geral momentos para o silencio e a introspecção. São momentos para ter contato com a nossa essência, com esse núcleo que se encontra na profundidade e sempre se mantém sereno.

Todo o movimento, sofrimento, confusão existe apenas na superfície. Se nossa vida acontece apenas na superfície somos extremamente vulneráveis e dificilmente podemos encontrar a paz, mas desde que sabemos mergulhar na profundeza do nosso ser, sempre haverá estabilidade, mesmo durante as tempestades. 



Práticas que nos ajudam: meditação, leitura de textos de sabedoria, alimentação leve, exercícios como yoga, Tao chi chuan, Qi Qong, filmes positivos, caminhar em parques, sem pressa.












Próximos Eclipses Solares:

2013 Abril 25: Eclipse lunar parcial, no signo de  virgem. Será o primeiro eclipse lunar do ano. Será visível na África, na Ásia e na Austrália.

2013 Maio 10: Eclipse Solar Anular, em Áries não visível na America do sul.

2013 Maio 25: Eclipse lunar, em escorpião. O eclipse lunar de 25 de maio de 2013 será penumbral, o segundo deste ano. Ocorrendo sobre as Américas, a África e parte da Europa. Será praticamente imperceptível visualmente.

2013 Outubro 18:  Eclipse lunar penumbral, o terceiro e último deste ano. Será visível no leste das Américas, na África, na Europa e na maior parte da Ásia.

2013 Novembro 03: Eclipse Solar, a segunda deste ano não será visível no Brasil. Visível no sul da Europa e na Africa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário