quarta-feira, 19 de junho de 2013

Saúde no Inverno: Cuidados Essenciais



Na medicina chinesa entendemos que cada órgão está relacionado com um elemento e cada elemento está relacionado com uma estação, uma emoção, uma cor e assim por diante.

No Brasil, no dia 21 de Junho às 02h04 se inicia o inverno que termina no dia 22 de setembro. O inverno é a estação que corresponde ao elemento água, que rege o rim e a bexiga. A água é a energia primordial de vida, a raiz, a nossa fonte profunda. A ela devemos a juventude,  longevidade, assim como a vitalidade e saúde geral. O rim armazena a essência vital, regendo o crescimento e a reprodução, produz a médula óssea, espinhal e encefálica,  governa os ossos e líquidos do corpo. O enfraquecimento deste elemento gera inúmeras doenças.

 É recomendado que em cada estação cuidemos do seu elemento e órgãos. Se assim agirmos na estação seguinte teremos saúde. Se no inverno negligenciamos os cuidados com a água, na primavera podemos ter vários problemas relacionados com o desequilíbrio do elemento madeira, que corresponde à primavera e gera o movimento de expansão harmoniosa, assim como a saúde dos órgãos da vesícula e do fígado.  Alguns exemplos de “doenças” relacionadas com o desequilíbrio do elemento madeira são enxaquecas, pressão alta, labirintite, AVC, visão fraca, depressão, tontura.

No inverno podem se manifestar de forma mais acentuada os desequilíbrios do elemento água, seja por que na estação anterior, o outono, não cuidamos corretamente do metal, ou por deficiências crônicas do elemento água. Algumas das “doenças” relacionadas com o elemento água são problemas de ouvido, osteoporose, dores lombares, infecções urinarias, ciático, fobias, medo, etc.  No inverno podemos ficar mais inseguros, medrosos,  pois a água se relaciona com esta emoção. O antidoto é a sabedoria também relacionada com este elemento.


Para cuidar deste elemento no inverno, fortalecendo  a saúde e realmente ajudando a manter a  nossa vitalidade e juventude, podemos ter alguns cuidados básicos:

  • Evitar tomar qualquer friagem. Sobre tudo manter sempre os pés quentes, evitando pisar no chão frio descalços
  • Evitar sentar em qualquer superfície fria.
  • Evitar tomar líquidos e alimentos gelados.
  • Massagear a região dos rins com círculos, aquecendo-os.
  • Manter um estado mais resguardado, dormindo antes das 23hs.
  • Cedo de manhã fazer praticas energéticas, como tchi qong, Tai Chi, pranayamas, yoga. Ao praticarmos de manhã absorvemos o yang que é a energia predominante antes das 11hs.
  • Não se exceder na atividade sexual, principalmente depois dos 35 anos para as mulheres e dos 40 para os homens (energeticamente essas idades se correspondem, pois a mulher é regida por ciclos de 7 anos e o homem por ciclos de 8 anos).

Alimentos que nutrem o elemento água e são recomendados nesta época:
Feijão preto (azuki), cebolinha, raízes profundas como bardana, cenoura, nabo comprido, chás de cavalinha, cebola,  cabelo de milho, quebra pedra, algas como Nori, gengibre.

Com um bom acupunturista podem se obter indicações mais personalizadas sobre alimentação de acordo com a dinâmica energética de cada um.




A primavera começa no inverno. O inverno é a época ideal  para cuidarmos da nossa essência, da raiz da energia para assim podermos florescer na primavera com toda a beleza.  Descansar, meditar, fazer  praticas energéticas, receber sessões de reflexologia e massagens em geral, cultivar a serenidade e buscar conhecimentos profundas, são mais do que recomendadas. 




Se você é jovem e saudável estes cuidados vão ajudar a que se mantenha assim.  Se você sente perda da energia, se tem doenças cronicas, se observa um envelhecimento precoce, este é o tempo perfeito para recuperar sua saúde e bem estar.



by Maria Soledad

Nenhum comentário:

Postar um comentário