segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mistérios do Natal: Festa de Luz


Natal é uma das grandes celebrações do catolicismo, mas na verdade, como a maioria das festas católicas, corresponde a comemorações tradicionais que existiam desde sempre na maioria das culturas. Estas culturas tinham uma profunda ligação com a natureza e seus ciclos e festejavam os solstícios, equinócios, tempos de colheita, mudanças da lua, sabendo quanto efeito tem sobre nós e a terra.

Atualmente vivemos desconectados dos ciclos naturais da vida e as festas adquirem um caráter comercial, desprovidas de sabedoria que podem nos preencher de sentido.

 No inicio do cristianismo, a igreja buscando sincretismo, aceitação, “transformou” tradições existentes em suas próprias festas. O dia 25 de dezembro no calendário Juliano correspondia ao dia 21 no calendário gregoriano. Quando se mudou para o calendário gregoriano se manteve a data do calendário Juliano, ou seja, dia 25. Dia 21 de dezembro corresponde no hemisfério norte ao dia mais curto do ano, quando o sol alcança o máximo distanciamento e por isso começa o seu caminho de volta. Ou seja, a luz volta, mesmo que não seja visível ainda e que se tenha pela frente um longo inverno. Assim como o Cristo, cujo nascimento simboliza a volta da luz à terra.

 No hemisfério sul temos o oposto, é o dia mais longo do ano, o sol no seu ponto mais próximo, mais radiante. 

Por isso se diz que no Brasil, no hemisfério sul, o verdadeiro natal é a festa de São João, pois corresponde ao retorno da luz, o solstício de inverno: o novo ciclo ainda invisível nascendo na profundidade e que irá se manifestar na primavera e no verão.
                                                                                                                 
                                                                                                                                 by Maria Soledad